Inédito na TV, “Mito e Música – A Mensagem de Fernando Pessoa”, dirigido por Rama de Oliveira e seu pai, André Luiz Oliveira, estreia no Canal Brasil no dia 30 de novembro, data que completa 88 anos de falecimento do escritor. O documentário foi motivado pela paixão que o diretor e músico André Luiz nutre pela obra de Fernando Pessoa e a sua vontade de transformar seu conteúdo em algum outro formato.
Ele decidiu então adaptar cada um dos poemas do livro “Mensagem” às músicas. Ao todo foram 44 músicas compostas e gravadas no projeto que é dividido em três álbuns e dois dvds e concebido ao longo de 30 anos. Os discos contam com a participação de nomes emblemáticos da música brasileira como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Carlinhos Brown e Elba Ramalho, que também estão presentes em imagens do documentário. O longa foi premiado no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2019, nas categorias de melhor edição de som, melhor trilha sonora e melhor roteiro.
Mito e Música – A Mensagem de Fernando Pessoa (2019) (94′)INÉDITOHorário: Quinta, 30/11, às 20h30Direção: Rama de Oliveira e André Luiz OliveiraClassificação: LivreSinopse: Como um grande fã do poeta lusitano Fernando Pessoa, o músico e diretor André Luiz de Oliveira sempre foi instigado pelo desejo de transformar os escritos de Pessoa em outros tipos de arte, relacionando-os à sua própria leitura. Daí surge a ideia de um projeto que levou 30 anos para ser finalizado, onde o diretor trabalhou na gravação de 44 músicas criadas para cada poema de “Mensagem”, um dos livros mais emblemáticos de Pessoa.