Palestra, debate, bate-papo, oficina e apresentações de dança e música ocupam o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo
Com uma programação completa e gratuita, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, oferece ao público atividades durante todo o feriado e ainda um encontro com professores no sábado, para celebrar a importância do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
A programação se inicia dia 18 de novembro no Encontro com Professores: “Perspectivas afro-diaspóricas na mediação de arte e cultura”, com a convidada Juba Duarte, mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS USP e educadora bilíngue no Museu Afro Brasil. O encontro será uma oportunidade de refletir, construir e compartilhar práticas antirracistas na arte-educação, comprometidas com a história e memória da população afro-brasileira. Juba Duarte apresentará sua pesquisa e propostas artístico-pedagógicas desenvolvidas em sua atuação na área há mais de dez anos. O evento ainda contará com sorteio de ônibus para os participantes trazerem seus alunos em visitas mediadas pelo CCBB educativo – Arte e Cultura.
No feriado do dia 20 de novembro a ocupação Tecnologias Ancestrais Afrodiaspóricas, parceria do educativo com o Coletivo Manidade, realizará ações poéticas, bate-papo e oficina de xilogravura. O coletivo desenvolve projetos educacionais antirracistas adotando a experimentação artística como forma de apreender saberes e fazeres africanos e afrodiaspóricos. A atividade propõe o diálogo sobre as tecnologias ancestrais como forma de celebrar a conscientização negra com criticidade e protagonismo. Reconhecendo o samba como tecnologia social afro-brasileira, a programação ainda traz a apresentação do coletivo BatuQ do Glicério que, ao longo de uma década, atua na região proporcionando formação artística para os moradores e promovendo a integração da comunidade por meio de oficinas e eventos.
E ainda no dia 20, a FlinkSampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra), realiza uma extensão da sua programação no CCBB. Às 14h, o grupo de dança “Grupo Cultural da Guiné-Bissau em SP”, formado por imigrantes guineenses na capital, se apresenta com o objetivo de promover a cultura e as danças tradicionais dos mais de 30 grupos étnicos que compõem o mosaico cultural desse país, situado ao oeste da África.
E ainda, às 14h30, o CCBB recebe uma mesa de debate literário, composta pelas escritoras de literatura infantil Josy Asca e Bruna Cristina, que debaterão o tema “A importância da literatura infantil negra para as crianças”, com mediação da escritora Alcione Mara.
Para o Centro Cultural Banco do Brasil, celebrar o Dia da Consciência Negra com essa programação, reafirma seu compromisso de oferecer ao público projetos que expressem a pluralidade cultural, a diversidade, a riqueza de manifestações regionais brasileiras e internacionais, e que garantam representatividade nas produções.
O público visitante ainda poderá conferir gratuitamente, o último dia da exposição “Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz” e a mostra “Festival de Cinema Italiano”.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
18 DE NOVEMBRO | SÁBADO
10h às 11h – Encontro com Professores “Perspectivas afro-diaspóricas na mediação de arte e cultura” com Prof.ª Juba Duarte
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB (sujeito à lotação).
20 DE NOVEMBRO | SEGUNDA-FEIRA
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
14h às 14h30 – Apresentação grupo de dança “Grupo Cultural da Guiné-Bissau em SP”
14h30 às 16h – Mesa de debate “A importância da literatura infantil negra para as Crianças”
14h às 16h30 – Ocupação Tecnologias Ancestrais Afrodiaspóricas
14h às 15h – Bate-Papo
15h às 16h – Oficina de xilogravura
16hàs 16h30 – Apresentação BatuQ do Glicério
SERVIÇO:
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Ingressos: gratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP
Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico – São Paulo – SP
+ There are no comments
Add yours